13 abril 2014

Resenha: A Ilha do Tesouro

http://2.bp.blogspot.com/-s4R0EZMG-rk/UYCMnvaHqRI/AAAAAAAAEYI/7buh1tRi928/s1600/ilustra1.png
Estou ficando com abstinência de utilitários... Pra quem não sabe, antes eu tinha um blog pessoal onde postava avatares, ilustrações de post, imagens para afiliados, bases para cabeçalho e brushes feitos por mim, todos devidamente editados. -q
Enfim, hoje eu vim resenhar, eeebaa! \o/
E então, vamos começar?
 
Título Original: The Treasure Island
Autor: Robert Louis Stevenson
Ano de Publicação: 1883/ Edição de 2002
ISBN: 85-7232-480-1
Editora: Martin Claret
Sinopse: Jim e seus companheiros navegam em busca do tesouro do lendário capitão Flint. Cheios de confiança, eles nem imaginam que estão à mercê de bandidos sanguinários. Agora, só muita astúcia e coragem conseguirão salvá-los de Long John Silver, o pirata mais esperto que já cruzou os mares... Suspense e aventura num romance que há mais de cem anos fascina leitores de todas as idades.

Esta sim é uma boa história de piratas, de onde vem o estereótipo do bucaneiro de perna de pau e papagaio no ombro, e a origem dos mapas com a localização do tesouro marcada com uma cruz vermelha. A versão original, que eu li em e-book e que você pode ler online e grátis neste link, tem apenas 96 páginas da mais pura aventura.A versão original não é muito recomendada para crianças, pois contém cenas de violência que podem impressionar os pequenos, mas não é nada muito forte se você já leu coisas como tortura explícita (ou seja, eu).
A história é narrada pelo nosso querido e jovem protagonista Jim Hawkins, que trabalha na hospedaria pouco conhecida dos pais, e cuja vida começa a mudar quando um estranho marinheiro passa a residir ali.
O ponto negativo da história é a falta de detalhes, e só. Por exemplo, alguns bons personagens quase não foram explorados, os sentimentos do protagonista nem sempre são claros e, após embarcar no navio, nunca mais nem falou na mãe. Apesar de tudo, é uma ótima história, e Jim é o tipo de protagonista que salva o dia seguidas vezes e é odiado por muitos.
John Silver é um dos meus personagens favoritos, e um dos mais bem explorados, na minha opinião. Decidido e canalha, capaz de tudo para salvar a própria pele e colocar a mão no que deseja, até mesmo matar seus aliados. Como a boa fã de vilões que sempre fui, o homem de papagaio no ombro me conquistou imediatamente, ainda que não tenha confiado nele quando apareceu pela primeira vez (e nem dali em diante).
Durante a viagem de navio - o Hispaniola, aliás, acho que foi o nome de outro navio ou ilha reais... -, também senti falta de detalhes. O autor narra apenas o necessário, e admito que se parece um pouco comigo em alguns casos, hahaha! Mas a sensação frequente de tensão foi muito bem trabalhada pelo Robert, com certeza.
Em resumo, recomendo este livro para todas as pessoas que são fãs de aventura e muito suspense à bordo de um navio, em busca de um tesouro fantástico, cheio de intrigas e mistérios. Não recomendado para crianças muito crianças avá, não me diga! por conter violência explícita e morte.

Terminando a minha resenha, "A Ilha do Tesouro" fica com cinco estrelinhas, de um total de cinco.

15 comentários:

  1. Oi, Ágata! Primeiro: Que nome liiindo o teu =D
    Olha, Sandman é muito bom para quem gosta de histórias fortes, as versões que postei foram feitas para crianças, aí são mais fofinhas.

    Nunca tinha ouvido falar em A Ilha do Tesouro, parece ser gostoso de ler. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. :3
      Na verdade nem é o nome verdadeiro, mas eu prefiro esse! ò-ó
      Baixei os 75 volumes, ASHAHUS'
      É bem legal, e uma história forte mesmo, como você disse. Mas eu gostei muito, espero terminar de ler e fazer a resenha, hahaha!

      É muito legal... x.x
      Dá vontade de subir à bordo de um navio, sabe... -q

      Excluir
  2. Acabei de vir do blog lovesecet.blogspot.com.br e ví seu comentário super grosso para a autora! Nossa o que é isso? Na blogosfera somos unidas!!


    Montada no Estilo | www.montadanoestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui grossa com ela?
      Me desculpe, não percebi. T.T

      Mas só falei alguma coisa sobre as meninas do Tumblr usarem editores e que pó no lugar de base fica feio, certo? o.O

      Excluir
    2. Sem me intrometer. Mas vi seu comentário, e a Ágata? Foi grossa aonde? eu hem

      Excluir
  3. Adorei a resenha <3
    Adoraria ler >3<
    http://g-oldencastle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é muito bom e tem em e-book! <3

      Excluir
  4. Sobre a resenha agr hehe eu aachoooo q já ouvi falar, n sei. MAs parece ser um livro bem legal! Histórias de pirata chamam bastante a atenção, amo ♥

    beijos, @wonderlandwd
    official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter ouvido falar sim, esse livro é bem famoso.
      Amo histórias de piratas, só não superam o meu vício em Alice no País das Maravilhas. <3

      Excluir
  5. então cria utilitários
    ok, pela resenha concluiu que eu não ia achar graça a esse livro. logo pela sinopse vê-se logo que não é o meu género. A história parece demasiado infantil e com uma história pouco cativadora. Mas isso é só a minha opinião
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vontade mesmo, acho que não tem problema, né? T.T
      Sim, pelas resenhas do seu blog eu acho que não faz mesmo o seu estilo de livro... Já eu, leio qualquer coisa que me entregarem, vício eterno, ASHUHASU'

      Excluir
  6. agatinha *-*
    Minha amiga Ana tem esse livro,e ela prometeu me emprestar,e se ela não emprestar...viro uma onça e devoro ela e-e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi por sua causa que eu comecei a lê-lo, ASHUHAUSU'
      Graças à ele O Corsário Negro é um RPG fiel aos detalhes marítimos e piratas. -q
      (Aliás, estou com ciúmes dessa Ana, quem ela pensa que é pra ficar emprestando livros pra minha pseudo-marida?? ò-ó #LevaTiros #Morre)

      Excluir
  7. Estava procurando blogs legais, interessantes e acabei entrando o seu Ágata. Vou seguir. :D:D

    Se quiser seguir o meu também é só passar lá! Beijos
    http://brokenheartdgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, vou visitar o seu agorinha! Muito obrigada, eu me esforço para fazer dele um blog com a minha cara, porque, tipo, eu sou maravilhosa. #LevaTapa

      Excluir