16 maio 2014

Variedades: falando de cinema

Tenho assistido muitos filmes, lido muitas resenhas, visto muitos bons atores se aposentando ou tirando longas férias, observando enquanto franquias de grande sucesso escoam pelo ralo e presenciando fracassos cinematográficos imperdoáveis. Em resumo, a cabeça desta futura cineasta está uma grande confusão, acredito que este seja um momento de crise para os filmes Hollywoodianos. Todos já tentaram de tudo, e cada nova tentativa parece ainda pior.


Por exemplo, falando da minha adorada animação: por que todos os filmes da Disney, hoje em dia, são em 3D? Todo o mundo adora o bom e velho 2D, que é a estrela de filmes de grande sucesso como A Branca de Neve, Bambi, Peter Pan, O Cão e a Raposa, dentre outros.Não desmerecendo as novas tecnologias, que tem dado visuais incríveis a inúmeros filmes, mas existem alguns de escolha duvidosa. A franquia Tinker Bell, por exemplo: apesar de eu ter adorado conhecer a minha fadinha favorita em 3D, não era realmente necessário.
E falando em Tinker Bell chegamos a outro assunto de vital importância nesta postagem: as franquias de sucesso tendo continuações escrotas. Os dois primeiros filmes da série ("Uma Aventura no Mundo das Fadas" e "Em Busca do Tesouro Perdido") foram ótimos, filmes para todas as idades. O Resgate da Fada foi mediano, e todos os outros são verdadeiramente péssimos, coisas que não agradariam a uma criança acima de doze anos com um bom senso crítico. Piratas do Caribe ganhará seu quinto filme ("Os Mortos Não Contam Histórias") no ano que vem, e todos sabemos que os dois últimos filmes deixaram um pouco a desejar. Até mesmo Alice no País das Maravilhas entrou para a lista, tendo o segundo filme da franquia com estréia marcada para 2016 - eu realmente espero que ele seja bom, mesmo não tendo Tim Burton na direção, afinal é de longe a minha história predileta, em todas as adaptações.
Filmes decepcionantes também foram lançados - um exemplo bom foi Noé, que teve grande expectativa mas no fim das contas rendeu inúmeras críticas negativas do público. Frozen (a primeira crítica do blog, inclusive) não me deixou muito contente também, apesar de ter canções muito bonitinhas. Antigamente, os filmes infantis da Disney eram melhores - e não venha me dizer que continua igual, basta dar uma olhada nos títulos que outrora foram sucesso de bilheteria e comparar com os atuais. Apenas uns poucos sobrevivem ao meu senso crítico altamente aguçado.
Procurando Nemo 2 ("Procurando Dori", na verdade... -.-), Os Incríveis 2 (uma boa pedida, inclusive, finalzinho mixuruca aquele, hein?), Carros 3 (hehe, nem o segundo ficou legal...): definitivamente, as animações não são mais como eram enquanto Walt Disney era vivo. 

Agora é só esperar que venha algum grande lançamento e reviva em mim o "espírito cinematográfico" de sempre, porque tudo isso está me deixando verdadeiramente deprimida. Enquanto eu não posso fazer filmes, preciso apreciar boas obras...

6 comentários:

  1. Os filmes da disney são em 3d porque hoje em dia
    a criançada estão ligadas à tecnologia. Imagine uma criança
    de hoje no cinema, sentada horas assistindo "da mesma maneira"
    que ele assiste em casa.. Não dá, né? Ela vai sentir tédio.
    xoxo' <3
    Está rolando sorteio de um layout lá no blog
    (clique)

    É de grau! | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que você tem razão, ASHUASHU! E embora eu ainda aprecie o bom e velho 2D, certos filmes ficaram lindos com o 3D também... UP! Altas Aventuras e Rio, por exemplo.

      Excluir
  2. Eu pensei que era a única que preferia filmes em 2D. Tanto que meu filme preferido da Disney e consequentemente minha princesa favorita também, é Mulan. Da época do "desenho com linha" ainda.
    Não assisti Frozen ainda, mas dessa geração em 3D gosto muito de Rio e Rio 2, e apesar das críticas gosto de Carros e Carros 2 também.
    Acho bem triste quando um filme tem um orçamento muito caro e uma péssima bilheteria.
    No excesso de possibilidades que se consegue através da tecnologia, não estão sabendo aproveitar bem, como faziam há 20 anos em filmes com pouca ou nenhuma tecnologia como os da franquia Jurassic Park...
    Estamos numa era em que a tecnologia facilita tanto, que a criatividade já não é o principal critério pra criar um filme...
    Sel do Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto da Mulan principalmente por ela quebrar o estereotipo de princesa frágil e sem graça... Além do visual ser lindo, óbvio. 2D não tem comparação, apesar de alguns filmes em 3D serem muito bons.
      É verdade... Em alguns casos, filmes que tiveram um orçamento caro tem boa bilheteria por causa dos atores ou do (s) diretor (es), mas é bastante raro. Se a pessoa não foi com a cara do trailer, nem assiste...
      Pura verdade. Eu quero dizer, alguns filmes com um roteiro bem básico é e feitos especiais bons são incríveis, mas eles inovam em algumas partes. Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra, por exemplo, ou então Alice no País das Maravilhas (Tim Burton). Histórias simples, você encontra em qualquer lugar, mas com personagens marcantes e detalhes maravilhosos.

      Excluir
  3. AI ÁGATAAAAA, hoe mesmo eu publiquei um vídeo no youtube falando sobre a história do cinema. Eu precisei fazer ele pra um trabalho de escola, e o povo pediu pra mim postar. E sabe o que eu descobri? amo cinema HAHAHAH Mas enfim, sabia que a Branca de neve e os 7 anões, foi o primeiro filme de longa metragem e em desenho animado feito pela disney? AMO QUE NOSTALGIA, amo ler e falar sobre filmes antigos ♥

    beijos, @wonderlandwd
    official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASHUAHSU, pois é, quem não ama cinema? <3 Vou dar uma olhada lá depois, com certeza! ºwº
      Não sabia, masgent... o.O ~Mas bem que faz sentido, todos falam de A Branca de Neve como uma grande revolução ou algo assim, não havia me dado conta. T.T
      Também adoro, na verdade eu adoro falar/escrever sobre qualquer tipo de filme, hahaha!

      Excluir