30 julho 2014

Decoração: japonesa


Oi oi oi, pessoas do meu coração! Vim trazer outra postagem com a tag decoração. Uma amiga disse que pretendia fazer uma decoração japonesa, e eu fui procurar alguma coisa na internet, mas todos os quartos eram muito sóbrios e com destaque zen, coisa que nem todo adolescente gostaria de pôr no quarto. Assim, vim fazer uma postagem sobre uma decoração japonesa mais animada, o que acham?

A decoração japonesa presa o essencial, sem excessos, o que é bom para quem não quer gastar muito dinheiro. E, se vocês se lembram da última postagem dessa tag aqui no blog, vão se lembrar de que eu ensinei o MCD, Método de Cooperação Decorativa - pedir para amigos e familiares os objetos da decoração, basicamente. Usem isso, se puderem, e lembrem-se de que eu sempre tento colocar na postagem apenas o mais barato/fácil (espero ter conseguido mais uma vez).

1. Origamis


Os tsurus representam a cegonha, que na cultura japonesa simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade. Além de tudo, são lindos, querem coisa melhor? Podem espalhar pelo quarto - na mesinha de centro, por exemplo -, colocar na parede com fita dupla-face (tipo um adesivo 3D) ou pendurar no teto com fios de nylon, tudo muito fácil. Só precisa de uma folha e de cuidado.

2. Lanternas japonesas


Aqui tem vários tutoriais de como fazer, são todos por escrito, mas não encontrei um vídeo que me agradasse. Não encontrei nada sobre seu significado, mas estão sempre presentes em festivais em templos - "lanternas", de forma geral, são tidas como símbolo da iluminação.

3. Almofada Futon


Você pode comprar online ou ver algumas lojas de decoração da sua cidade, mas também existe a possibilidade de fazer em casa. Se não sabe costurar, peça para uma tia/prima/vizinha, na maior cara de pau mesmo, como presente de dia da goma de mascar. Aqui tem um tutorial (por escrito).


4. Adesivos


Adesivos são baratinhos e fáceis de encontrar. Cerejeiras são uma boa opção, já que são um símbolo japonês, mas você pode escolher diversos temas alusivos que preferir - pássaros, por exemplo, ou kanjis de significado interessante. Obviamente, não há tutorial para fazer adesivos, mas se você quiser pode pintar uma cerejeira na parede - peça para um familiar que desenhe bem ou faça você mesmo.

5. Bambus


Os bambus acima são vendidos com o nome de "bambus da sorte", e nem são muito caros. Devem ser fáceis de encontrar, já que até na minha cidade tem e aqui nunca tem nada - procure numa floricultura, se não tiver lá encomende, e se não tiver dinheiro use o MCD para pedir de presente para alguém.

Bem, como já disse, a decoração japonesa presa o essencial, nada de exageros - então não coloquei muitos itens. Aproveite para olhar em volta e pensar se tudo aquilo que você tem em seu quarto é necessário, se livre de algumas coisas, arraste os móveis para ter mais espaço... A harmonia é muito importante, tratando-se de uma decoração japonesa.

14 comentários:

  1. Adorei cada uma das coisas para decoração de que você citou, mas a minha preferida com certeza é a lanterna japonesa! Gosto deste tipo de decoração, dá uma certa harmonia ao ambiente, e fica muito legal.
    Adorei a sua postagem, Ágata! Achei bem interessante.
    Beijinhos.

    Blog da Mili | blog-da-mili.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse tipo de decoração, antigamente eu tinha essa lanterna no meu quarto ^3^ Mas deixava tudo muito escuro :(

    www.sendohipster.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os adesivos, são muito fofos.
    Beijinhos! :3

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ser chegada no Japão e das coisas de lá, não teve como eu não me apaixonar por esse tipo de decoração, é um amor!
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro decoração porém não sou muito chegada em decoração japonesa,acho que deix ao ambiente meio deprê..slá.
    bjs,

    http://opslia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho legal esses origamis e lanterna!!
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  7. A decoração japonesa é muito linda,eu sempre tive vontade de ter uma dessas lanternas,acho muito bonito.
    http://thewinnterwinds.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Esse post veio no momento certo. Meu quarto estará pronto daqui a duas semanas, então preciso me inspirar pra decorá-lo. Vai ser bem pequenininho, mas isso não impede que seja divo *-* Adorei as dicas ^^
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. sou doida por uma dessas lanternas pra pôr no quarto. olha, eu iria gostar de ter um quarto no estilo mais tradicional. :). mas entendo que ela queira algo mais animado. e acho que dá pra se inspirar na decoração de certos lugares. lâmpadas de festivais, por exemplo.

    ResponderExcluir
  10. Que post mais lindo! Gostei muito do jeito que você escreve, explica muito bem e me deu dicas muito boas. Eu sonho em fazer um mobile de origamis pra colocar no quarto. Tenho todos os materiais, só que nunca tenho muito tempo D:
    Essas lanternas são muito bonitas na decoração, já vi assim e o ambiente fica muito bonito e aconchegante com elas. Imagino isso em uma sala :3

    www.themadtown.com

    ResponderExcluir
  11. Algo que eu acho LINDO, mas não foi citado: Bonsai, gente aquelas arvorezinhas pequenas são uma graça e deixam qualquer ambiente mais limpo, eu adoro e sou louco por um.

    XOXO :D
    Joven Clube | Clique aqui :)

    ResponderExcluir
  12. Oiê! ^-^ Não é novidade que eu sou admiradora da cultura asiática, em especial a japonesa e decorar meu quarto com artigos orientais seria vida *w*.

    O que mais me chamou a atenção na sua seleção foram as almofadas e o adesivo de parede das cerejeiras... São muito meigos!

    Adorei o post! ♥

    ~Kissus || Empire Kawaii

    ResponderExcluir
  13. estranhamente gostei muito da Almofada Futon
    as lanternas e os adesivos já são bem comuns nas decorações (quer seja decoração japonesa ou não)
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei, acho decoração japonesa super charmosa! Amei o blog, nova seguidora aqui!

    My feelings- http://myfeeligns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir