11 setembro 2014

Crítica: Mimi wo Sumaseba (Sussurros do Coração)


Todos que me conhecem bem sabem que eu amo de paixão o Studio Ghibli, responsável por muitos dos meus filmes favoritos. Obras maravilhosas como A Viagem de Chihiro, O Castelo Animado, O Reino dos Gatos e O Serviço de Entregas da Kiki fazem parte da infância de muita gente, talvez até mesmo dos seus pais.
Mimi wo Sumaseba - aqui no Brasil, lançado com o título "Sussurros do Coração" - é mais um filme genial do Studio Ghibli que entrou rapidamente para o hall dos meus preferidos. Como muitos dos filmes do estúdio, conta uma história simples e envolvente, sem grandes mortes, carros explodindo e pessoas berrando, porém muito mais viciante que muitos Harry Potter's ou Percy Jackson's da vida (e falo isso como potterhead e semideusa!).




A personagem principal chama-se Shizuku, uma garota que adora ler e não sabe o que fazer da vida, continuando apenas a viver um dia de cada vez. Durante sua meta de ler vinte livros durante as férias, percebe que todos os livros pegos por ela na biblioteca já foram pegos antes por uma mesma pessoa: Seiji Amasawa. Algum tempo depois, encontra um gato pegando o metrô ao lado dela e decide segui-lo, dando de cara com um antiquário cheio de maravilhas, onde tudo começa a acontecer - e ela passa a descobrir quem ela é de verdade, quais são os seus verdadeiros anseios e quem são realmente as pessoas ao seu redor.

Créditos pelo screenshot na imagem.

Shizuku é uma adolescente passando por uma fase crítica que todos nós enfrentamos um dia. Com pais que não a pressionam para estudar, vive uma vida relaxada e não se preocupa muito com o seu futuro, apenas seguindo em frente com os obstáculos de cada dia. Ela está tentando adaptar a letra da música "Country Road" para uma apresentação de suas amigas, e boa parte do filme gira em torno da música.
Depois de o garoto de quem sua amiga gosta se confessar para ela, Shizuku começa a se sentir realmente mal. Para piorar, ainda tem um garoto chato que vive provocando-a, e ela toma antipatia por ele. Porém, um dia, após encontrar um antiquário num bairro muito bonito da cidade, percebe que ele é justamente o tal Seiji!


A trama se desenrola lindamente a partir daí. Quando Shizuku percebe que seu novo amigo já tem um objetivo de vida e é muito bom naquilo que pretende fazer - fabricar violinos -, começa a se sentir vazia e inútil, pois não tem ambição alguma para seu futuro. Em meio a isso, começa a entender melhor seus pais, sua irmã, sua amiga e seus colegas, conforme eles também cruzam os próprios obstáculos e mostram a ela - mesmo sem ter a intenção - que você precisa lutar para conseguir o que quer.


Eu não gosto de dar spoilers, então não vou ficar tagarelando sobre o enredo, porém posso dizer com toda a certeza do mundo que existem muitas e lindas reviravoltas nessa história. Nos envolvemos maravilhosamente com o desenvolvimento emocional e pessoal de Shizuku, enquanto ela descobre a si mesma pouco a pouco... 
Vocês podem assistir online aqui.

Direção: Yoshifumi Kondo
Tempo: 111 minutos
Gêneros: fantasia, romance, drama, aventura, animação
Classificação: livre


Por último, fiquem com a ending que me encantou profundamente - Country Road em japonês! ºwº (Já tenho ela no meu pendrive de músicas!) Sem spoilers, okay? 


4 comentários:

  1. Adorei, nunca assisti filmes assim, e parece ser realmente ótimo. Sabe aonde posso encontrar para baixar?? Não tenho internet em casa >///< e eu tenho que fazer tudo na casa do meu pai T.T.
    Parece ser uma história muito interessante e bonita.
    Colorful Unicorn - http://colorfulunicornlu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um filme lindo. Eu até procurei download, mas como estou sem anti-vírus (e não consigo instalar nenhum que baixo) não posso saber se eles são confiáveis ou não. Tem de sobra, só pesquisar "Sussurros do Coração download" que tudo aparece. :v
      Me desculpe por não poder ajudar mais que isso, mas se você tiver um anti-vírus ele vai dizer qual download tem vírus e tals, né? T.T

      Excluir
  2. Não conhecia este filme, mas parece ser muito bom! Já vou colocar nos filmes que quero ver o mais rápido possível! :)
    Beijinhos.

    Blog da Mili | blog-da-mili.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme muito bom mesmo. Tem gente que diz que é meio parado no início e que as coisas demoram pra acontecer, mas eu achei tudo perfeito. Coloque na sua listinha sim, não vai se arrepender! u3u

      Excluir