05 novembro 2015

Trailer de Alice Através do Espelho liberado! + Teorias


"Pois sou apenas humana
E eu sangro quando caio
Sou apenas humana
E eu me arrebento e me desmonto..."
Human { www }

 É tanta coisa pra falar que eu mal sei como começar essa postagem. Esse trailer veio muito antes do que eu estava imaginando - mal consigo imaginar o que isso significa. Alguns filmes que serão lançados antes ainda não têm um trailer, certo? ))@o@)/
Bem, vim fazer essa postagem pra falar de algumas coisas que penso a respeito do trailer e do filme. Incluí algumas teorias e suposições a respeito da parte técnica. E teremos um review básico do trailer, obviamente. ♥
Bem, pra início de conversa, vamos conferir esse trailer?



Leia esta postagem após assistir o trailer.
Contém spoilers do primeiro filme.

Parte técnica
Dá pra ver logo de cara que James Bobin preocupou-se em seguir o estilo anteriormente traçado por Tim Burton. Só isso já me fez amar o trailer (e o filme, claro, mesmo que ainda não tenha sido lançado!). Algumas coisas estão diferentes, mas, ao menos na minha humilde opinião, tem um bom motivo - do qual trataremos melhor na parte das teorias.
Danny Elfman, parceiro de longa data de Tim Burton, também continua no comando da trilha sonora - outro ponto positivo. Não precisaremos nos preocupar com um soudtrack que destoa completamente do primeiro filme. Também podemos destacar que ele continuará lindo, porque aparentemente Danny Elfman não consegue compor melodias ruins.
Linda Woolverton, como já sabíamos, retornará como roteirista. Espero que isso ajude na hora de criar uma sequência que complete o antecessor, ao invés de destoar completamente (como a grande maioria das sequências de blockbusters que vemos por aí).


 Teorias

O início
E já começamos falando de uma das coisas que eu errei. Alice não está, no início do filme, retornando à Londres (eu realmente não entendo mais onde se encaixam aquelas imagens dos bastidores), mas sim morando na China. Isso é relativamente óbvio por causa de suas roupas (o nome do traje, segundo a exposição, era "traje mandarim da Alice", ou algo assim, e tem uma certa inspiração oriental). Ela não usaria roupas assim em Londres.
Bem, na cena abaixo ela está num jardim ou floresta, com as mãos tapando os olhos, e enxerga Absolem por entre os dedos. Ela o segue, como fez com o coelho no último filme.
Pensem um pouco: porque ela estava agachada no que parece ser uma floresta, as mãos sobre os olhos? Parece-me algo mais depressivo, como se quisesse fugir do mundo e se esconder... Ou qualquer coisa do tipo.





Bem, ela segue Absolem e encontra um espelho. Pensei que talvez pudesse ser em sua própria casa, porque é o que acontece no livro, mas todas as sinopses dizem especificamente encontrar, e eu não acho que ela possa encontrar o próprio espelho em sua própria casa, entende?
O cômodo está bastante escuro, o que talvez sugira um entardecer. Há uma suave luz azul peneirando o ambiente (você pode vê-la com bastante clareza batendo naquela estante branca, o que sugere uma janela logo ao lado e um pouco à frente).


Temos a sequência da borboleta atravessando o espelho e então a própria Alice o atravessa. Gostei muito dessa cena em específico. Novamente, os tons de azul ficam óbvios - o amarelo das paredes praticamente desaparece. Foi uma ótima jogada na hora de destacar a cor de Absolem, também.
Alice parece muito inexpressiva enquanto atravessa o espelho. Eu me pergunto o que ela está pensando, o que está acontecendo - talvez ela esteja apenas prendendo a respiração...


Ela atravessa o espelho. Em seguida, no trailer, é vista caindo por uma porta suspensa no ar, mas eu não creio que tenha sido assim. Alguma cena entre essas duas foi cortada, provavelmente.

Rainha Branca
Bem, esta é uma teoria realmente pequena.
No trailer, a Rainha Branca aparece com grandes olheiras arroxeadas; além disso, não dá seu afável sorriso em momento algum. Isso sugere preocupação extrema com algo. Não sabemos onde esta cena se encaixa, então não dá pra dizer exatamente com o quê. Lembrem-se de que, mesmo que Burton ame olheiras, não as colocou na Rainha Branca no filme de 2010.


Indo até o Tempo
A Rainha Branca guia Alice até o "covil" do Tempo. Isso é óbvio quando você combina os diálogos todos com as duas cenas a seguir.





Em primeiro lugar, observem que esse cômodo fica, muito provavelmente, no castelo da Rainha Branca. Ou seja, Alice vai parar lá antes de tudo... No início da aventura, suponho.
Se você observar, o objeto no centro da primeira imagem é um relógio. Alice entrou pela portinha frontal que relógios de pêndulo costumam ter, e aparentemente isso é um caminho para o Tempo. Eu me pergunto se ela encolheu ou o relógio cresceu - a Rainha Branca e cia., lá atrás, parecem do mesmo tamanho da porta...
Talvez tenha alguma relação com essas borboletas de papel que aparentemente saem de dentro dele.
Depois disso, temos cenas da Alice se pendurando nos ponteiros daquele grande relógio, no centro do qual está o castelo onde vive o Tempo. Vemos pela roupa da Alice que esta cena ocorre pouco após sua passagem pelo relógio - não ao final, ou coisa parecida.

Alice volta ao Mundo Superior
Achei tão estranho quando finalmente percebi isso. Observem a imagem.




Alguém entrando por um espelho. Mas, se você observar, é a Alice, por causa do cabelo. Mas suas roupas estão muito diferentes (esse figurino nem mesmo apareceu na exposição!). Seu cabelo parece um tantinho mais escuro, mas pode ser porque está sujo ou por causa da luz.
Observem outra coisa interessantíssima.



É exatamente o mesmo local! Você pode ver isso pelo reflexo no espelho, que mostra a parte de trás da decoração. Mas a luz não é mais azulada; significa que uma quantia relativamente longa de tempo se passou entre uma cena e outra. Mas quando Alice está no Mundo Subterrâneo, o tempo não passa (ou ao menos foi isso que o primeiro filme deu a entender). O que está acontecendo?
Por algum motivo, Alice voltou ao seu mundo em algum momento do filme... E então, logo após, correu desesperada para o espelho, para voltar ao Mundo Subterrâneo... Hmmm...

Casamento?!
Eu levei algum tempo pra pensar nisso - principalmente porque é uma sequência terrivelmente veloz -, mas vejam bem.




Todos aplaudindo. Sentados em bancos de madeira aparentemente enfileirados. O Coelho está usando um traje aparentemente chique, e seu pelo está brilhante e escovado. O Gato de Cheshire está sorrindo (e, se você prestou atenção no primeiro filme, sabe que ele não fica fazendo isso sempre, ao contrário do livro) e sua pose realmente parece, sei lá, vitoriosa, como que dizendo "vencemos! É isso aí!"...
E eles são convidados de honra, porque estão na frente. Ou seja, as pessoas que são o foco desse evento são realmente muito próximas deles.AliceChapeleiroAliceChapeleiroAliceChapeleiroAliceChapeleiroAliceChapeleiro
Parece uma cena típica dos finais dos filmes da Disney. Tim Burton escapou desse tipo de coisa porque ele é o Tim Burton; se fosse pela Linda Woolverton, teria tido romance e muito mais coisas. James Bobin me parece mais manipulável pelo povo da Disney; será que não colocaria um final envolvendo um casamento feliz e realizado?
Notem que ali atrás, no meio dos caras barbudos, tem um peixe... Ou um sapo, ou algo assim, usando uma roupa formal. Ou seja, isso aí é Wonderland! Me pergunto porque haveria uma igreja por lá - borboleteigas são católicas?

Profecia
Ouvimos o Tempo recitando uma poesia que parece muito com uma profecia, na qual ele diz que Alice voltará ao Mundo Subterrâneo e fará o tempo retroceder. Isso faz parecer algo grande e já esperado por ele... Que, ressaltando o que todos já sabem, é o vilão.


 Farei uma parte dois dessa postagem, porque tô com sono. Na próxima eu pretendo colocar observações e palpites menores... ♥

5 comentários:

  1. Estou ansiosa demais por esse filme, o trailer tá tão perfeito!!!!

    http://ishnualah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Por favor, cadê o link da continuação ??? AMEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem aqui: http://agataluz.blogspot.com.br/2015/11/alice-atraves-do-espelho-trailer-1.html

      Excluir
  3. O que houve com a continuação? Não consigo encontrar mais. :( Tá tudo lindo, você é muito inteligente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A continuação dessa postagem fica aqui: agataluz.blogspot.com.br/2015/11/alice-atraves-do-espelho-trailer-1.html
      Talvez eu faça mais uma postagem, mas não tem previsão de lançamento.

      Excluir